Noticias

Marco Lítico dos Games já está em vigor, o que muda para os jogos eletrônicos

O cenário dos jogos eletrônicos no Brasil acaba de receber uma importante regulamentação com a ingresso em vigor do Marco Lítico dos Games, estabelecido pela Lei nº 14.852, de 3 de maio de 2024. Essa legislação representa um marco histórico para a indústria vernáculo de jogos, trazendo consigo uma série de mudanças significativas que impactarão desde os desenvolvedores até os jogadores.

Veja os principais pontos do Marco Lítico dos Games:

  • Finalmente tira jogos eletrônicos da tributação porquê “jogos de contratempo” , jogos de apostas, Bet e Fantasy Games (acredite, havia a possibilidade disso sobrevir)
  • Governo ficará de olho no agravo das microtransações
  • Cria incentivos para o setor
  • Autoriza o “Mei”, Micro Empreendedor Individual para desenvolvedores de jogos!

 

Publicidade

Redução de impostos?

Com a oficialização da Lei, os jogos eletrônicos finalmente são diferenciados de “jogos de contratempo” e vão receber menos impostos.

O presidente Lula vetou unicamente um trecho da proposta aprovada por deputados e senadores: o que permitia às empresas que investissem em games brasileiros independentes humilhar, do Imposto de Renda, 70% do valor das remessas ao exterior.

Segundo o presidente, o Congresso Pátrio não apresentou o impacto orçamentário do favor fiscal, que afeta as contas públicas. O veto ainda será analisado por deputados e senadores, em sessão a ser marcada.

 

Regulação Abrangente

Uma das principais mudanças trazidas pelo Marco Lítico dos Games é a regulação abrangente que abarca desde a fabricação até o uso mercantil dos jogos eletrônicos. Agora, as atividades relacionadas à fabricação, importação, comercialização, desenvolvimento e uso mercantil de jogos eletrônicos são reguladas por essa lei.

Classificação Etária

A classificação etária indicativa, antes realizada de forma voluntária, passa a ser incumbência do Estado. Aliás, a lei estipula que na classificação etária de jogos eletrônicos serão levados em conta os riscos relacionados ao uso de mecanismos de microtransações, refletindo uma preocupação com a proteção dos consumidores, principalmente os mais jovens.

Fomento ao Empreendedorismo e à Inovação

O Marco Lítico dos Games apresenta medidas de fomento ao envolvente de negócios e ao aumento de oferta de capital para investimento em empreendedorismo inovador. Isso significa que haverá incentivos para empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos, muito porquê para a formação de recursos humanos especializados no setor.

Proteção das Crianças e Adolescentes

Uma das preocupações centrais da novidade legislação é a proteção das crianças e adolescentes que utilizam jogos eletrônicos. Para isso, são estabelecidas medidas adequadas e proporcionais para mitigar os riscos aos direitos desses públicos, muito porquê para fomentar a efetivação de seus direitos relacionados ao envolvente do dedo.

Incentivo à Produção Pátrio

O Marco Lítico dos Games também traz incentivos para a produção vernáculo de jogos eletrônicos, estimulando a produção ou coprodução de jogos brasileiros independentes. Isso pode impulsionar a indústria vernáculo, promovendo o desenvolvimento de talentos locais e aumentando a visibilidade dos jogos brasileiros no mercado internacional.

Peroração

Com a ingresso em vigor do Marco Lítico dos Games, o cenário dos jogos eletrônicos no Brasil passa por uma transformação significativa. Essa legislação traz consigo uma série de mudanças que visam promover o prolongamento e a regulamentação do setor, protegendo os direitos dos consumidores, incentivando o empreendedorismo e a inovação, e estimulando a produção vernáculo de jogos. Resta agora escoltar de perto porquê essas medidas serão implementadas e quais serão os impactos reais no mercado de games brasílico.

 

Manadeira: camara.leg.br

    by

  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser enamorado pelo objecto. Que objecto? Os nossos amados jogos para celular.

Google NewsGoogle News

Source link

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo