Suyu: novo emulador de Switch foi removido do GitLab e devs temem prisão!
O Gitlab confirmou que removeu o repositório do Suyu, novo emulador de Nintendo Switch para PC e Android fundamentado no Yuzu, depois uma requisição de DMCA (Do dedo Millennium Copyright Act, espargido porquê DMCA é uma lei dos Estados Unidos da América sobre recta autoral).
Segundo o site The Verge, não ficou simples que se foi uma ação da Nintendo ou de qualquer “Troll”, mas está confirmado a remoção por conta de uma ação judicial.
“O GitLab recebeu um aviso de remoção do DMCA de um representante do detentor dos direitos e seguiu nosso processo padrão descrito cá”, disse a porta-voz Kristen Butler ao The Verge.
Porquê consequência da notificação por DMCA, o repositório do Suyu foi removido do Gitlab. Ao clicar em “Download” no site solene do projeto, o usuário irá se deparar com a mensagem de que o repositório foi removido. O indumentária ocorreu logo depois o proclamação da primeiro APK solene para Android.
Vale lembrar que a Nintendo não possui direitos sobre os códigos do Yuzu para poder pedir a simples remoção fundamentado em uma ação judicial anterior. A mensagem de DMCA informa que o Suyu viola a seção 1201 da DMCA e que o Suyu, assim porquê o Yuzu, contorna as medidas de proteção anti-pirataria da Nintendo e com isso, o código-fonte do emulador precisa ser removido do site Gitlab.
É um grande revés para o Suyu que havia terminado de lançar sua primeira build instalável tanto para Android porquê para PC.
Desenvolvedores do Suyu expressam preocupação
No Discord solene do Suyu, os desenvolvedores expressaram preocupação com as consequências da notificação de DMCA.
Um dos desenvolvedores, que alega ter 14 anos, se disse preocupado e que é “falido” e não tem condições de arcar com uma guerra judicial.
Outro desenvolvedor colocou uma screenshot no servidor do Discord, mostrando que as contas dos desenvolvedores do Suyu foram bloqueadas no Gitlab e proibidas de acessar qualquer novo projeto.
Na mesma discussão outro desenvolvedor expressou preocupação já que a maioria dos devs utilizava sua conta principal de e-mail para acessar o projeto.
Suyu parece já ter encontrado um novo lar. Murado de uma hora detrás, seu líder escreveu “Certamente hospedarei uma traslado do código”. Nesse ponto, outro membro já havia clonado o repositório para git.suyu.dev.